terça-feira, 17 de julho de 2007

PARABÉNS VOLTA REDONDA!

Muito mais que "Cidade do Aço"

Em seus 53 anos de história, VR pode se orgulhar não só de ser Cidade do Aço, mas também dos universitários, da saúde, da cultura ...
Matéria escrita por Ana Lúcia de Oliveira

São 53 anos de uma história que é patrimônio nacional, pois Volta Redonda foi o berço da siderurgia e do início da industrialização do Brasil. Hoje, o município pode se orgulhar não só de ter o codinome “Cidade do Aço”, muito mais que isso, atualmente, VR é também a cidade da educação, da cultura, da saúde, do comércio forte e de muitas outras qualidades que a fazem ser a locomotiva do Sul Fluminense.
Para a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP-VR), que tem sua história muitas vezes confundida com a da cidade, VR cresceu graças à criatividade e perseverança de seu povo.
- Nossa cidade cresceu e hoje é a maior e mais desenvolvida da região. Começamos com a construção da Usina Presidente Vargas e da Companhia Siderurgica Nacional, em 1941. Desde então, muita coisa mudou. Passamos pelo processo de privatização, que mudou muito o perfil de nossa cidade. Porém, depois de tantos solavancos, podemos dizer que evoluimos muito, por isso VR é o que é hoje”, disse Carlos Alberto dos Santos, presidente da ACIAP-VR.
E tudo mudou mesmo. A cidade operária, num determinado momento se viu obrigada a abrir seus horizontes e expandir sua área de atuação. E isso aconteceu. Hoje, Volta Redonda tem diversas qualidades que a faz ser a cidade que é, além – é claro – de sua boa logistica, localização, da CSN, que é uma ferramento exclusiva e que traz desenvolvimento e do comércio forte. “Estamos localizados numa região muito boa, melhor ainda, estamos no meio do eixo Rio – São Paulo. O Sul Fluminense é marcado pela industrialização. Aqui temos industrias de segmentos que vão desde o metal-mecânico, o automobilistico, ao setor textil. Isso é muito valorizador”, lembra o diretor Siderúrgico da ACIAP-VR, Dinaldo Santa Rosa de Oliveira.
E quanto a VR, o diretor de Comércio da entidade, Joselito Magalhãe vai além. “Temos universidades particulares e federais, que oferecem vários cursos e vagas. E isso atraiu e atraí até hoje muitos alunos e consequentemente aquece a economia. Outro lado desenvolvido em VR, o da medicina de diagnóstico. Hoje, em nossa cidade é possível tratar de qualquer doença, fazer qualquer exame, sem a necessidade de ir para as capitais. Tudo isso faz com que o comércio e o setor de serviços se fortaleçam. Masm isso são só algumas características de Volta Redonda, existem muitas outras”, destaca.
E por falar no setor de Serviços, para a diretora deste segmento da ACIAP-VR, Jussara Nogueira, este é um ramo da atividade econômica que merece um grande destaque. “Diante da privatização e das demissões, a população se viu obrigada a procurar outras formas de geração de renda. Partindo daí, cresceu o setor de Serviços, que hoje é um dos mais completos da região, com vários tipos de ofertas. Foi uma forma inteligente de modificar o contexto economico e social da cidade. Deu certo!”, destaca Jussara.
E ele tem razão. Uma outra característica de destaque em VR é a Cultura. O município é sede de vários concursos culturais, que a fazem ser referência. “Um exemplo deles é o Salão de Humor, que reúne varios talentos. Além dele, existem concursos de dança, entre outros eventos culturais. Além disso, VR tem talentos artisticos de renome”, disse Eleny Braga, diretora social da ACIAP-VR

Nenhum comentário: