quinta-feira, 5 de julho de 2007

O absurdo sobre o GNV em Volta Redonda

Eu sou proprietária de um automóvel com Gás Natural Veicular (GNV) e residente em Volta Redonda, então, eu não poderia deixar passar em branco a campanha da ACIAP-VR "Mais Postos GNV - Sem protecionismo". É um absurdo uma cidade como Volta Redonda, a maior da região e como todos dizem: a mais desenvolvida. Será?
Como pode uma cidade "tão desenvolvida" ter apenas dois postos de GNV? Enquanto que a visinha Barra Mansa, que todo voltarredondense gosta de debochar, tem mais de oito. É um absurdo!!!!
Se por um lado, os consumidores ficam enraivecidos por terem que enfrentar filas para abastecerem seus carros, perdendo tempo. Por outro, os donos dos postos de combustíveis estão "arroxados", ou seja, estão perdendo território, já que mais de 50% da frota de carros de VR é convertida para o GNV.
A Companhia de Gás do Estado do Rio de Janeiro (CEG), que seria uma das instituições que poderiam autorizar os postos a explorarem o GNV, disse que essa liberação é por conta da Prefeitura. O governo municipal, no entanto, primeiro disse que era necessário ampliar a rede de abastecimento em VR e agora, diz que vai liberar três postos apenas. Imagina pra quem ela vai liberar? Só Deus, ou melhor, o Gothardo sabe.
Então, é preciso nos mobilizar e buscar soluções para este problema.

Conheça a campanha

Mais postos GNV - Sem PROTECIONISMO
Volta Redonda atualmente conta com mais de 50% da frota de carros que circulam pela cidade convertida para o Gás Natural Veicular, mais conhecido pela sigla GNV. Isso seria muito bom, pois o gás agride menos o Meio Ambiente, é mais barato que a gasolina e o álcool e ainda, dá direito a um desconto de 70% no pagamento do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos). Porém só seria bom, já que em Volta Redonda, cidade com uma população de quase 300 mil habitantes, existe apenas dois postos GNV. O resultado? Fila de carros, demora para abastecer.Por outro lado, os demais postos de combustíveis do município estão passando por sérios problemas, já que vêem diariamente seus clientes consumindo cada vez menos combustíveis em suas bombas. Pelo menos 15 postos já se cadastram na Prefeitura Municipal de Volta Redonda para conseguir a permissão para explorar o GNV em seus estabelecimentos comerciais. Porém, não conseguiram nada até agora.O governo municipal, por sua vez, alegou que para o aumento no número de postos GNV na cidade é necessário o aumento da rede de abastecimento de gás, pela Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG). Alegação contrariada pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP-VR).O questionamento da ACIAP-VR se baseia na seguinte pergunta: como pode Volta Redonda precisar ampliar sua rede de abastecimento de GNV, sendo que a que possui hoje é a mesma que abastece o município de Barra Mansa, que possui mais de oito postos que oferecem GNV?Baseada nisso tudo, a ACIAP-VR, lançou no dia 26 de junho, a campanha: “Mais postos GNV – Sem protecionismo”. O movimento foi iniciado nos bairros Retiro, pela manhã e Vila Santa Cecília, na parte da tarde. Na ocasião, foram recolhidas assinaturas da população e distribuídos adesivos para os carros.De acordo com o presidente da entidade, Carlos Alberto dos Santos, o que motivou a ACIAP-VR a realizar a campanha é que a prefeitura deve liberar três postos para a exploração do GNV. Então, a entidade quer que não haja “preferidos” na escolha dos postos. “Antes de qualquer coisa, queremos que no processo não tenham preferidos. O mercado deve escolher aqueles que estão aptos, ou não, para atuar neste segmento. Não entendemos porque em Volta Redonda, a prefeitura interfere quantos postos devem ter GNV, já que, numa situação de mercado, o governo municipal não deve interferir. É preciso mais liberdade de mercado”, disse Santos.A Campanha “Mais postos GNV – Sem protecionismo” já conta com a adesão da comunidade Volta Redonda do orkut e de vários empresários da cidade.

3 comentários:

Thais Torres disse...

Isso mesmo, Mocoquinha!
Utilize seu blog para promover campanhas como essa. Mas cuidado com o JC, rsrsrsrsrs... Brincadeira.
Ah! Kd a resposta da corrente, hein? Tô esperando. HUNF!
Bjos miga ; )

Anônimo disse...

Esse absurdo chamado Posdto de GNV, não beneficia nenhum consumidor e sim somente os donos dos postos de abastecimento, pois jamais vemos concorrencia e sim um clube de amigos pois os preços são os mesmos em todos os locais.Isto para não falar no preço do alcool, que está próximo ao do gnv, tudo isto como manobra, para não ter muita diferença. Precisamos fazer uma campanha através da internet, afim de boicotar estes estabelecimentos. Pois logo ali em Aparecida do Norte o alcool custa R$ 1,25 e no Rio de janeiro esta na faixa de R$ 1,39. Portanto vamos ao boicote. Faça campanha ajude com o seu email a divulgar este absurdo.

Anônimo disse...

o metro do gnv no rio de janeiro varia de 129 a 149 em volta redonda preço unico 189 os donos dos postos Antonio Francisco Neto AP GAS e Familia Nader na sao geraldo isto nao e cartel e caso de ministerio publico federal por favor volta redondenses façam algo............