sexta-feira, 6 de julho de 2007

Diário de Mãe

Baseado na revista Crescer, da Editora Globo
O dia começa cedo, às 7 horas da manhã. Isso quando Luana não acorda várias vezes na madrugada. Aos 27 anos, Ana Lúcia de Oliveira se divide entre os afazeres de casa, “nem sempre bem desempenhados”, segundo ela; os cuidados com sua filha, de seis meses, e também com o marido Leonardo. Tudo isso sem contar com os compromissos profissionais, já que trabalha como jornalista, na cidade de Resende, a 50 quilômetros de Volta Redonda, onde mora e os freelancers que tem.
“Vida corrida”, diz ela. Mas sempre que pode, a jornalista separa um tempo para ir às compras e ao cabeleireiro. “Unhas, nem sempre dá tempo de fazer”, completa. Luana, um bebê de seis meses é a rainha da casa. Todas as atenções são para ela. Aos quatro meses e meio, Ana e Léo foram obrigados a coloca-la na creche. E digo obrigados porque, se pudessem, levariam a filha a tira colo para todos os lugares, sempre a protegendo. “Foi melhor para ela assim. Na creche, ela convive com outros bebês e é acompanhada por profissionais, que a estimulam sempre. Com quase dois meses de creche, Luana já está sentando sozinha e melhorou as pirraças, está mais calma”, conta Ana.
O receio, normal para qualquer mãe e pai, foi superado quando não deu certo a experiência com a segunda babá. “Até teria colocado Luana antes dos cinco meses na creche, mas fiquei receosa, pois ela estava começando a comer papinha de frutas e ia passar para a salgada”, falou a jornalista. Sem babá, o casal foi obrigado a procurar uma instituição educacional que atendesse bebês. E encontraram! Hoje, Luana fica período integral na creche. “E adora”, conta Ana.

7 horas
Ana acorda, às vezes cansada da noite intensa vivida com Luana, que aos seis meses ainda não dorme a noite inteira. “Ela às vezes acorda com fome e outras porque o bico saiu da boca”, conta. Toma banho, se arruma e corre para trocar a roupa de Luana, que aguarda ansiosa a ida para a creche. “Luana acorda na hora de ir para a creche, que falamos para ela que é a escolinha, até mesmo aos sábados. Se passar do horário, começa a chorar, porque a deixamos em casa” Enquanto isso, Léo também se arruma para ir para o trabalho.

8h15min
A família se prepara para sair, quando dá tempo, o casal toma café na casa da mãe de Ana, que mora embaixo da sua casa. “Nem sempre dá tempo. Arrumar um bebê e a si própria é difícil. Às vezes, depois de tudo pronto, tenho que troca-la de novo, pois está com as fraldas cheias e isso toma um tempo danado”, explicou a jornalista.

8h30min
O casal deixa a Luana na creche, que fica num bairro central de Volta Redonda, chamado Vila Santa Cecília, mas é um pouco afastado do que eles moram. “Ela gosta tanto da “escolinha” que nem olha pra trás quando entra no prédio. As professoras fazem a festa quando as crianças chegam”, conta Ana.
Leonardo fica por ali mesmo, pois trabalha no mesmo bairro onde fica a creche. Os dois se despedem e Ana entra no carro e segue rumo a Resende.

9h15min
Dependendo do trânsito na Rodovia Presidente Dutra, Ana chega mais cedo ou mais tarde na Prefeitura Municipal de Resende. Ao chegar, logo entra na Assessoria de Comunicação e começa seu trabalho.

12h30min
É hora do almoço. Se não for necessária a saída da assessora de imprensa para a cobertura de nenhum evento. Ana e sua amiga e companheira de trabalho Márcia Chaves, saem para almoçar no refeitório da Prefeitura. Em seguida elas voltam para a sala e continuam o trabalho.

14 horas
É hora de fazer uma ronda pela prefeitura. “Saímos em buscas de notícias para divulgar sobre o governo municipal e o trabalho da instituição”, conta Ana. Em sua sala, onde divide espaço com os jornalistas Evaldo de castro, Idelfonso Pinheiro, Márcia Chaves e Thais Torres, que ela comenta ser uma das suas melhores amigas, eles passam o tempo entre a produção de matérias para serem enviadas à imprensa local, a produção de jornais da prefeitura e atendimento aos jornalistas.

17 horas
É hora de ir para casa. Ana segue de volta para Volta Redonda.

18h15min
Ana pega a Luana e o Lêo na porta da creche. Conversa com a professora e pergunta como foi o dia de sua filha.

18h30min
Em casa, Ana deixa Luana com sua mãe para “tirar uma sonequinha”. “Ela gosta de dormir um pouco depois do jantar na creche, servido às 17 horas. Então, eu a deixo com a minha mãe e vou preparar o café”, conta.

19 horas
A família senta à mesa para tomar o café da tarde. “Temos este costume de lanchar no lugar de jantar”, diz Ana. Depois de conversas, em que todos relatam suas experiências no dia, cada um se recolhe para sua casa.

20 horas
Luana acorda e é hora de brincar um pouco. Ela quer a atenção dos pais. Ana e Léo se dividem. Enquanto ele brinca com ela, Ana se divide entre a arrumação das roupas da bebê. “Lavar, passar e arrumar a bolsa dela. Todos os dias, na noite anterior, deixo tudo pronto”, diz.

21 horas
É hora do banho. Ana e Léo tomam seus banhos e ela prepara Luana para dormir. Depois que a bebê adormece, é hora do casal se recolher, afinal, o dia seguinte será corrido também.

4 comentários:

Thais Torres disse...

Ufa!
Fiquei cansada só de ler, amiga.
Bjim ; )

Thais Torres disse...

Mocoquinha,

Criei uma corrente na blogesfera e estou passando a bola novamente para você, ok?

Só para vc não dizer que eu não expliquei direito. Funciona assim: você vai até o meu blog, vê a pergunta e a responde aqui no seu blog, então vc passa a mesma pergunta para outros três amigos blogueiros.

Bjinho ; )

Unknown disse...

Oi ana
não sabia que voce era adebta dos blogs! que legal!
já coloquei seu link no meu blog e vou ler sempre!

bjo pra vc e luanda que já dá trabalho pelo visto! rs

Jussara Soares disse...

Ana, peloamordedeus, é tudo isso que me espera quando chegar Maria Mariana? Mas eu não desisto, porque também tem os sorrisos, como os que Luana deve te dar. E, você, cansada, pensa: tudo isso vale muito a pena.